sem_foto

Como você se sente como servidor público?

SINSPURS quer saber

Darcy Vicari

Darcy é servidor público há 25 anos e trabalha como técnico em agropecuária na Secretaria da Agricultura de Rio do Sul.

“Foi de minha opção fazer o concurso e me efetivar aqui na Secretaria da Agricultura. Quanto ao desenvolver do meu trabalho em si, como técnico em agropecuária, é o trabalho que eu escolhi, que gosto de fazer. Embora muitas vezes no local de trabalho, até o sistema ou as administrações, a gente tem uma certa dificuldade às vezes, de material, equipamentos, carros pros atendimentos. Pra gente desenvolver um trabalho é claro que tem que haver todas as condições. Então, a gente às vezes tem dificuldade de algumas informações, ou até por exemplo, quando precisa fazer um exame laboratorial em animais, temos dificuldade pra identificar ou diagnosticar alguma doença. Então podemos dizer que o que a gente faz é mais na prática do que de outra forma. Falta apoio no desenvolvimento em si da nossa profissão.  O que muitas vezes também acontece em outros setores. Agora fora isso eu me sinto realizado e contente com a minha profissão e estando na prefeitura de Rio do Sul.”

Maria de Lourdes

Maria trabalha como servidora pública há 20 anos. Já atuou na limpeza de ruas, em cozinhas e hoje desenvolve suas atividades na Secretaria da Agricultura.

“É muito bom trabalhar aqui. Tenho meus colegas que cooperam comigo e meu trabalho. Procuro sempre deixar tudo em ordem, não deixo muito o serviço acumular pois atrapalha não somente a minha atividade como a do restante dos funcionários. Aqui faço o serviço de limpeza e também do café. Eu gosto muito daqui. No meu caso, para o meu trabalho, já houveram bastante melhorias, Principalmente depois da reforma da Secretaria de Agricultura. Facilitou muito. Antes aqui era mais desorganizado, agora tem mais espaço. É muito melhor para trabalhar e assim consigo deixar tudo em ordem, organizado.”

Katia Nogueira

Katia trabalha na Secretaria da Agricultura há cinco anos, há um ano e meio como servidora pública efetivada.

“Aqui realizo diversas atividades. A função que desenvolvo é a de agente administrativa. Como servidora pública creio que o meu maior dever é trabalhar para o bem do contribuinte e fazer o possível para ajudá-lo. É para isso que estamos aqui. Procuro tratá-los da melhor forma possível. Lidamos na maioria das vezes diretamente com o povo e passamos por diversas situações. Algumas nem tão agradáveis. Mas temos consciência de que fazemos o máximo em nosso trabalho. Apesar de que muitas vezes nem todas as pessoas entendem isso e nos pedem coisas que não estão ao alcance de nossas mãos. Vejo que os funcionários públicos sofrem um pouco com o falatório de que têm muitas regalias. Surge até aquela fama de que “funcionário público não trabalha”, mas na verdade não é bem assim. Só nós sabemos o quanto nos esforçamos e trabalhamos para oferecer o melhor ao povo. Claro, há as exceções, como em todas as áreas. Mas pelo menos para mim, ser servidora pública é isso. É trabalha unicamente para ajudar, para atender bem a população.”.